Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência. (Ayrton Senna)

DICAS

Dica - WORKSHOP DE NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS

https://youtu.be/yTVoHCXRNL0

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O TIME CORE ESPORTES BUSCA EXCELÊNCIA, ALIANDO CIÊNCIA E PRÁTICA !!!
Seguem algumas dicas para a natação em águas abertas, tratadas no workshop realizado pela Core Esportes.
NAVEGAÇÃO
Reconheça o percurso.
Se possível nade no percurso da prova no mesmo horário da prova, observando luminosidade, correnteza, posicionamento de boias e outras marcações.
ATENÇÃO PLENA NO MOMENTO PRESENTE
Durante a prova observe as boias de marcação, quem te ultrapassa (esteira), correntezas e retardatários que possam atrapalhar sua progressão. Por vezes utilize a respiração bilateral e frontal.
Evite contato com os demais nadadores na disputa pela melhor esteira, nos contornos das boias, etc...
Se não enxergar as boias siga o maior fluxo de atletas.

CALMA
Se pensamentos negativos começarem a invadir sua mente (não vou conseguir, o que estou fazendo aqui? estou muita cansado(a),etc...) não tente expulsá-los pois assim irá reforçá-los. Simplesmente foque sua atenção na respiração, na técnica do nado, na navagação. Focando sua atenção em um pensamento não haverá espaço para outro pensamento.
ESTEIRA
É o vácuo formado pelo nadador que vai a frente. Quando o atleta nada na esteira ele economiza energia e por vezes aumenta sua velocidade.
Para usar a esteira da melhor maneira:
Mantenha-se o mais próximo possível dos pés do nadador da frente, suas mãos quase tocam os pés do nadador e se possível nade com os braços mais abertos, aproximando sua cabeça dos pés do líder
Se estiver a esteira lateral esteja com a cabeça na altura entre os joelhos e os pés do nadador ao seu lado e o mais próximo possível deste nadador
Teste a esteira e pese o custo benefício de manter-se nesta posição:
a) Saia da esteira entrando em outra de um atleta que te ultrapassa, caso consiga manter-se nesta esteira mais veloz, opte por esta, pesando o desgaste que terá para as etapas que virão no caso do triathlon (ciclismo e corrida)
ou
b) Saia da esteira e tente ultrapassar o nadador que lhe dava esteira analisando a relação entre o desgaste de nadar fora da esteira em que estava e a velocidade.
TÉCNICA DO NADO
Nadar de forma eficiente envolve o conhecimento da técnica tida como a mais eficiente. É o caminho para a excelência.
Fases da Braçada do nado Crawll
Entrada e deslize
- O braço deve ser estendido diretamente para a frente com o melhor alinhamento possível com o tronco.
- A mão é a primeira a entrar na água.
Varredura para baixo e Agarre
- O braço se movimenta para trás e para baixo em um movimento curvilíneo.
- O braço/antebraço deve ser fletido a aproximadamente 140º e a mão posicionada a uma profundidade de aproximadamente 50 cm, com um ângulo braço superfície da água a cerca de 40º.
Varredura para dentro
- É executado um movimento semicircular para trás até que a mão esteja abaixo do peito e na linha média, com ângulo braço/antebraço de aproximadamente 90º.
Varredura para cima
- É a fase mais propulsiva da braçada;
- Trata-se de um movimento para trás, para fora e para cima, com a mão vindo debaixo do corpo em direção a superfície da água.
Recuperação
- O ombro deve ser o primeiro a sair da água, seguido pelo braço, cotovelo, antebraço e pela mão;
- O cotovelo deve ser a parte mais elevada do braço;




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